Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Saiba como fazer o cultivo de mudas no outono

COMPARTILHE

O verão passou e o outono está chegando. Agora começam as preocupações sobre como fazer o cultivo das mudas de outono, já que elas entram no período de dormência pré-inverno por conta das baixas temperaturas. Com isso, muitas plantas perdem as folhas e só algumas ainda conseguem florescer (ex: tibuchinas, spatódea, crista-de-galo). O que fazer então nesse período?

 

Dicas para o cultivo de mudas no outono 

Cuidado com as podas

Se você podar as plantas antes do tempo, é provável que as que iriam florir no inverno ou primavera sejam prejudicadas. Por isso, é bom evitar as podas educativas (que têm como objetivo dirigir o crescimento das folhagens) e realizar apenas as podas de limpeza, com a retirada das folhas mais amareladas e galhos secos, a fim de permitir a penetração dos raios solares nos demais galhos.

 

O que fazer com as folhas secas?

  • Compostagem

A compostagem consiste no processo de transformação do lixo orgânico em adubo. Com o resgate da importância da agricultura orgânica, essa prática tem se tornado cada vez mais comum porque utiliza a reposição dos nutrientes para o solo sem utilizar fertilizantes químicos.

 

  • Mulching

Se não for fazer o composto, outra opção é fazer mulching, que são pilhas compactadas dessas folhas, que podem ser utilizadas ao redor de árvores, na horta ou dentro de canteiros. É uma forma ecologicamente correta de dar fim a essas folhas porque diminui os inços, aumenta o teor de matéria orgânica do solo e reduz a evaporação de regas e chuvas.

 

  • Não exagere na hora de regar

Com a passagem do verão para o outono, a temperatura tende a dar uma amenizada, o que faz com que a evaporação seja menor. Ao mesmo tempo, as chuvas também diminuem, então é bom ficar atento para que a rega seja moderada. Um meio utilizado para manter a umidade na quantidade certa é o húmus de minhoca, que ainda contém bons nutrientes para as plantas.


Precisa de ajuda parafazer o cultivo de mudas no outono? Conte com o Plante Roots Viveiro Ambiental. Confira aqui nossos diversos serviços de manutenção florestal.

Busca
Categorias
Notícias