Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

O que fazer para preservar nascentes?

COMPARTILHE

Não é possível imaginar viver em um mundo sem água, pois dependemos da mesma para as atividades mais básicas. Por isso é extremamente importante preservar nascentes.

                                             

Medidas adotadas para preservar nascentes

Conheça algumas estratégias utilizadas para preservar nascentes.

 

Conservação do solo

A conservação do solo pode ser feita de muitas formas:

  • Plantio em curva de nível: recomendado principalmente para áreas de declives, aqui o plantio é feito de modo a se criar uma barreira que diminui a velocidade da enxurrada.
  • Prevenção contra queimadas: as queimadas destroem o solo, matando toda a vida que existe nele. Quando chove, ao invés de infiltrar no solo, a água acaba por endurecê-lo, dificultando o processo e favorecendo as enxurradas.
  • Palhada: a palhada consiste na matéria orgânica, e essa matéria colabora com os organismos da terra, causando melhorias nas condições de infiltração e armazenamento de água nesse solo.

 

Cercamento das nascentes

Outra medida utilizada é o cercamento de nascentes para protegê-la. Esse cercamento é feito normalmente entre 30 e 50 metros a partir do olho d'água; isso fará com que a entrada de animais e o pisoteio do solo seja evitado.

É muito importante realizar a manutenção do asseio, para que, em caso de incêndio, o fogo não atinja a área da nascente.

 

Enriquecimento da vegetação

O enriquecimento da vegetação em volta da nascente serve para criar uma barreira natural para as enxurradas. A escolha das espécies a serem plantadas variam de acordo com as características do solo e o nível de absorção de água na planta. Mas é imprescindível que essas espécies sejam nativas, divididas em

  • Pioneiras: essas espécies possuem crescimento acelerado, e produzem grande quantidade de sementes, o que auxilia na renovação natural. Elas vivem em média 20 anos e servem para fazer sombreamento das espécies clímax.
  • Clímax: já as espécies clímax possuem crescimento mais lento, e seu desenvolvimento necessita da sombra produzida pelas pioneiras. Em contrapartida, essas espécies vivem até os 100 anos produzindo sementes e frutos.

 

Está precisando preservar nascentes em sua propriedade? Converse com a Plante Roots! Promovemos a recuperação e manutenção de nascentes. Conheça nossos serviços e faça um orçamento por aqui.

 

Busca
Categorias
Notícias