Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Conheça os benefícios e vantagens da cerca viva

COMPARTILHE

Cercas-vivas são sempre muito bonitas e conferem uma leveza ao ambiente em contraste com os muros de concreto que deixam o local carregado e muitas vezes não resolvem o problema para o qual foram construídos. Além do mais, algumas espécies podem chegar a 3 metros de altura, Veja alguns benefícios e vantagens da cerca viva:

Delimitação de espaço

Cercas-vivas são muito utilizadas para delimitar uma área sem que necessariamente sejam feitas divisões. Neste sentido, ficaram popularizadas em condomínios, dividindo as residências e as áreas comuns. 

Ornamentação

Diferentemente de muros de concreto ou quaisquer outros materiais, dentre os benefícios e vantagens da cerca viva está a beleza que a mesma traz ao ambiente. Mais do que um elemento de delimitação, as cercas-vivas passam a fazer parte da jardinagem da área e o resultado é um ambiente mais fresco e verde.

Abafador sonoro

Algumas espécies de mudas são capazes de abafar o som de áreas menos abertas. Suas folhagens e raízes, quando bastante juntas, podem quebrar o alcance do som e assim ajudar na diminuição dos ruídos sonoros.

Quebra-vento

Em áreas muito altas ou muito abertas, a cerca-viva serve também para quebrar o vento e evitar a incidência de raio solares em demasia.

No que diz às espécies a serem utilizadas nas cercas-vivas, isso irá depender da finalidade da área em que a mesma será plantada. Existem diversas plantas que podem fazer essa função, e cada uma necessita de cuidados específicos no momento do plantio e na manutenção, neste sentido, são mais de 500 espécies indicadas para o plantio em áreas tropicais. As mais utilizadas têm algumas características em comum:

Ausência de problemas com pragas e doenças;
Crescimento rápido;
Bom enraizamento;
Rapidez ao brotar depois da poda.

São esses benefícios e vantagens da cerca viva que fazem de sua utilização muito popular no Brasil. Para saber mais, entre em contato com a Viveiro Ambiental, temos diversas espécies que atendem suas necessidades.

Busca
Categorias
Notícias