Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

Como realizar o planejamento do plantio para a estação das chuvas?

COMPARTILHE

Como para tudo na vida, para ter sucesso no que vamos fazer, é importante nos planejarmos antes da execução do projeto que temos em vista. Essa técnica também é importante para realizar o planejamento do plantio, especialmente para a estação das chuvas.

 

Conhecendo a sua área

Como parte do planejamento de plantio, antes de decidir o que vamos plantar, precisamos conhecer a área aonde vamos plantar. Para realizar a classificação dos solos você precisará de muito conhecimento técnico, caso não o tenha, busque ajuda de profissionais especializados. Além da classificação dos solos, também é preciso ter bastante conhecimento sobre o clima, em que, dependendo da propriedade, terá pouca variação, de modo que você pode-se basear no clima regional.

A interação entre solo, clima e planta é o que determina o ambiente edafoclimático, ou seja, ambiente de produção de sua propriedade, pois isso irá influenciar no desenvolvimento da cultura escolhida. Esse potencial de produção pode ser classificado dentro de cinco grupos ? A, B, C, D e E ? em que A é o ambiente edafoclimático mais favorável e o ambiente E é o ambiente edafoclimático mais desfavorável.

 

Como plantar?

Agora que você passou pela etapa de reconhecimento da sua área, chegamos na etapa do planejamento de plantio em que você irá, de fato, plantar. Esse plantio deve ser pensando como um todo ? envolvendo as operações de colheita e manutenção - e não apenas na parte inicial do plantio. Para isso, siga alguns passos.

  1. Faça o manejo e a conservação do solo de modo que evite erosões;
  2. Faça o nivelamento do terreno;
  3. Faça o acabamento dos terraços;
  4. Adicione 50% de matéria orgânica na cova para nutrir a muda e contribuir para o seu desenvolvimento radicular.

 

Por que na estação das chuvas?

Na época das secas é comum uma elevada perda de mudas, por isso é importante realizar o planejamento do plantio para a estação das chuvas, porque com isso você conseguirá certa economia quando essas mudas começarem a se desenvolver, pois não haverá necessidade de molhá-las constantemente.

Entre em contato com a Plante Roots Viveiro Ambiental para encontrar as melhores mudas e serviços, além de profissionais especializados para potencializar a sua área verde.

Busca
Categorias
Notícias