Viveiro Ambiental utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso, e ao continuar navegando você concorda com estas condições.

A importância do processo de reflorestamento

COMPARTILHE

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e, apesar de ser pouco lembrada, é uma data de suma importância. A cada ano que passa, a preocupação com o futuro do planeta aumenta, mas a história de ?cortou uma árvore é preciso replantar duas? está cada vez mais distante por não estar sendo respeitada e por já não ser tão eficaz. Para ajudar a atingir um dos objetivos de desenvolvimento ambiental - ação contra a mudança global do clima - propostos pela ONU na agenda de 2030, explicamos no texto a seguir a importância do processo de reflorestamento e como ele funciona.

Benefícios e importância do processo de reflorestamento

  • Diminuição da erosão nos solos
  • Amenização do clima
  • Recuperação das nascentes
  • Retenção de poluentes atmosféricos
  • Redução do aquecimento global (sequestro de CO2)

Como ocorre a regeneração no processo de reflorestamento?

  • Espécies pioneiras

As espécies pioneiras são mais favoráveis ao crescimento acelerado e apresentam maior tolerância ao sol pleno, pois são menos exigentes. Elas formarão o ?mato?.

 

  • Espécies intermediárias

Essas espécies irão aproveitar as sombras providas pelas espécies pioneiras para auxiliar em seu crescimento.

 

  • Espécies clímax

Aqui estão as espécies de grande porte e longevidade, que se tornarão maioria no ambiente ao reduzir as pioneiras a um pequeno percentual.

 

O IBAMA recomenda que a mata se regenere espontaneamente para que espécies naturais da região retornem. Porém, é bom perceber que nesse processo a ajuda do homem é muito importante para que haja maior controle e melhor recuperação da área desmatada. É recomendável utilizar diversas espécies nativas do local em que haverá o reflorestamento para incentivar a diversidade biológica e estimular o retorno da fauna.

 

Analise as condições do ambiente

Não é só porque existe um solo que uma muda irá crescer. Antes de plantar alguma espécie procure obter as informações de determinado terreno e quais são as especificações dessas mudas, pois pode ser que o solo não seja ideal para propiciar o crescimento daquela espécie.

Para isso, leve em consideração qual a vegetação característica da região em que haverá o reflorestamento, assim será possível observar quais espécies se adaptam melhor ali.

 

Agora que voê sabe um pouco mais sobre a importância do processo de reflorestamento, conte com quem é referência na área. A Plante Roots Viveiro Ambiental possui serviços de reflorestamento e consultoria e pode te auxiliar nesse processo. Saiba mais em nosso site.

Busca
Categorias
Notícias